1º Momento:
Consulta às turmas, realizado na semana que antecede a data do Conselho de Classe, prevista no calendário escolar, para reconhecimento da realidade do processo ensino-aprendizagem por meio de:
- debates sobre a função da escola;
- dificuldades encontradas no processo (administrativas e pedagógicas);
- pontos relevantes do processo;
- sugestões para superação das dificuldades e novos encaminhamentos.
Elaboração de relatório, pelos pedagogos, a partir dos dados levantados.
3º Momento:
Consulta aos docentes para observação e análise (realizado na data do Conselho de Classe):
- autoavaliação do professor sobre seu trabalho pedagógico durante o bimestre (como colocou em prática as linhas de ação comuns propostas no bimestre anterior; em que avançou, que dificuldades teve; que inovações na metodologia ou avaliação conseguiu colocar em prática; a que causas atribui o sucesso ou a falha nas tentativas que fez);
- análise diagnóstica da turma (hipóteses de causas dos problemas, influência negativa ou positiva da metodologia, pertinência e significância dos conteúdos, formas de avaliação, relações interpessoais);
- paralelo das análises levantadas por alunos e professores;
- linhas de ação ou ações concretas (atitudes);
- análise dos casos mais relevantes de cada turma.
Conversa com pais, debatendo a visão destes sobre a escola e o processo ensino-aprendizagem. Orientando-os quanto:
- a importância da família na educação dos filhos;
- participação dos pais na vida escolar (estudos, organização do tempo, tarefas escolares, ...);
- atribuições de responsabilidades, valores e limites aos filhos;
- influência e contribuição dos pais no desempenho escolar dos filhos;
- entrega dos boletins, com resultados da aprendizagem dos alunos, momento de conversa entre pais e professores.
Ação concreta:
- retorno com as turmas sobre as propostas de trabalho a serem efetivadas;
- acompanhamento individualizado dos alunos com dificuldades de aprendizagem, por meio de práticas que contribuam para a superação (conversas, acompanhamento de frequência, desempenho nos conteúdos, trabalhos intra e interpessoais ...);
- atendimento individualizado ao professor para análise do processo metodológico e de avaliação adotados, visando à qualidade do ensino para que esteja de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- momentos individualizados com a família do aluno com baixo rendimento, para ações coletivas, objetivando a sua aprendizagem.
Grupos de estudos com professores para discussões dos temas relevantes: avaliação, recuperação paralela, disciplina, planos de ensino, proposta curricular.
A cada novo conselho, retoma-se as análises do conselho anterior, para observação dos avanços e continuidade dos trabalhos propostos.
“A prática de pensar a prática é a melhor maneira de pensar certo”.
(Paulo Freire)
(Paulo Freire)