Quero relatar como acontece o Pré Conselho, o Conselho e o Pós-conselho em nosso Colégio:
1º Momento: Pré Conselho:
Entregamos aos professores uma Ficha de Pré-conselho. Nesta ficha são relacionados todos os alunos da turma.
As informações de cada aluno são expressas em cores, assim temos uma visão geral de cada aluno e de cada turma.
É estipulada uma data para entrega, mais ou menos uma semana antes do Conselho, para fazermos a tabulação dos dados e os gráficos que serão trabalhados no Conselho de Classe.
2º Momento: Conselho de ClasseCom a apresentação dos gráficos, os participantes do Conselho têm uma visão dos problemas e também dos avanços de cada turma e de cada aluno, a partir disso fazemos a discussão, reflexão, comparação de resultados e são lançadas sugestões de soluções para os problemas levantados.
Esses dados são transportados para o Plano de Ação do Conselho de Classe.
3º Momento: Pós-conselho – o momento da ação
A Equipe Pedagógica acompanha e colabora com cada responsável pelas ações propostas.
Os alunos são informados e conscientizados dos problemas e dos caminhos propostos para a superação.
Conclusão:
Sabemos que ainda não alcançamos o ideal, mas os desafios que virão certamente nos servirão de aprendizado para buscarmos, a cada momento, a escola de qualidade que cumpra sua função social.
A transformação da sociedade só acontecerá realmente por meio da Educação de Qualidade para Todos.
No dia do Conselho de Classe, pois com ela podemos argumentar com os docentes no que se refere a situações específicas e particularidades de cada turma do noturno, como: rendimento acadêmico dos alunos; relacionamento interpessoal; aspectos positivos e negativos da turma, entre outros. Após o uso dessa ficha pudemos conhecer melhor a nossa clientela.
Passo a passo:
- Antes de encerrar o Primeiro Bimestre, conversei com os professores (na hora do intervalo) e (na hora atividade com alguns), a respeito de fazermos um PRÉ-CONSELHO DE CLASSE, no qual teríamos uma visão panorâmica de todos os docentes a respeito de suas respectivas turmas e da especificidade do período noturno.
- Entreguei a ficha de "Autoavaliação da turma pelo professor", a qual foi elaborada com base em problemas do cotidiano escolar e no Pré-conselho que realizamos com os alunos.
- Expliquei cada item: rendimento acadêmico dos alunos;
- comprometimento e responsabilidade na entrega de tarefas, trabalhos e atividades agendadas;
- relacionamento interpessoal entre os alunos;
- comportamento e respeito às regras;
- aspectos positivos da turma;
- aspectos negativos da turma, bem como as possíveis soluções , encaminhamentos e sugestões de procedimentos para melhorar.
- Após recolher as fichas, separei-as por turma. Assim, poderia ter uma visão geral de todos os professores de determinada classe (A maioria dos professores devolveu as fichas).
- Fiz uma análise do perfil de cada turma e montei um Power Point, com o diagnóstico, ou seja, com o ponto de vista dos professores sobre a turma.
- Por fim, apresentei a Coletânea das informações no dia do Conselho de Classe, para refletirmos.
Recursos utilizados:
Ficha para Pré-Conselho com Professores